Wednesday, March 21, 2007

Chávez e o alerta aos brasileiros

Agências internacionais - de Caracas

A produção de etanol no Brasil como forma de substituir o petróleo como combustível levou o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, a telefonar nesta terça-feira ao colega brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, para alertá-lo sobre os "perigos" do álcool.
- Temos um problema ético e ecológico. Nesse momento há um boom do etanol, mas acho que poucos conhecemos todos os detalhes deste projeto. O etanol é a salvação, segundo o presidente dos Estados Unidos, mas isso não é verdade. Peço ao Brasil e à Colômbia que utilizemos nossas terras para produzir alimentos para os 300 milhões de famintos da América Latina e Caribe - disse Chávez, a jornalistas, durante sua visita à Jamaica, encerrada nesta terça-feira.
Chávez afirmou também que a região já conta com petróleo e gás para abastecer carros e botijões de cozinha e que estas duas fontes de energia devem ser mantidas, em vez de se apelar ao etanol. A Venezuela é o maior país produtor de petróleo da América Latina e um dos maiores do mundo; além de integrar o cartél da Organização dos Países Produtores de Petróleo (OPEP).
- O etanol seria alimento dos carros dos ricos - completou.
Chávez já assinou acordos nas áreas de petróleo e gás com quatro países de América Latina e Caribe - Argentina, Bolívia, Nicarágua e Jamaica - durante a viagem que faz pela região. Os acordos foram firmados em um momento em que o presidente da Venezuela vem intensificando suas críticas ao álcool combustível. Na semana passada, durante a visita do presidente americano George W. Bush ao Brasil, os governos norte-americano e brasileiro assinaram um acordo de cooperação justamente na área de biocombustíveis.
- Cana-de-açúcar e milho, ou qualquer outro produto deste gênero, foram feitos para matar a fome do povo e não para alimentar carros dos norte-americanos. Combustível assim (biocombustível) vai poluir o mundo e exigir muito de um dos itens vitais para o planeta: a água - disse Chávez em Buenos Aires na sexta-feira à noite.
Opep do gás
Chávez, que faz um giro paralelo ao de Bush na região, ainda irá visitar o Haiti, depois da Jamaica. Com o presidente nicaragüense Daniel Ortega, o venezuelano assinou neste domingo acordo para construir uma refinaria de petróleo que deverá custar US$ 2,5 bilhões e produzirá 150 mil barris do produto diariamente. Na escala anterior de sua viagem pela região, na Bolívia, Chávez assinou entendimento com o presidente boliviano Evo Morales para que seu país integre a chamada Organização dos Países Produtores e Exportadores de Gás do Sul (Opegasur, na sigla em espanhol).
Essa frente foi criada pelos presidentes da Venezuela e da Argentina, Néstor Kirchner, durante a visita que o líder venezuelano fez a Buenos Aires, na última sexta-feira. Naquele momento, Bush era recebido pelo presidente Lula em São Paulo.

Pesquisa realizada na Internet.
Rogerio Carvalho


No comments: