Thursday, August 24, 2006

Conceito de Biodiversidade

Conceito de Biodiversidade

O termo “biodiversidade”, cunhado a partir da expressão diversidade biológica, transcendeu seu significado original. No inicio da década de 80, “diversidade biológica” era sinônimo de riqueza de espécies; em 82 ganhou o sentido de diversidade genética e riqueza de espécies, e em 86 expandiu-se, contemplando a diversidade ecológica.

A diversidade genética é a variabilidade presente no conjunto de indivíduos da mesma espécie.

A diversidade de espécies é responsável pela manutenção de uma série de serviços que a natureza nos presta. É também, um componente fundamental na manutenção dos ecossistemas e dos ambientes naturais.

A diversidade ecológica refere-se aos ecossistemas, ambientes e paisagens diferentes, presentes na terra. Cada ambiente abriga uma enorme diversidade de seres, de micro paisagens, derivadas das condições específicas de cada local.

Segundo o texto da Convenção sobre Diversidade Biológica, assinada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro em 1992, o termo diversidade biológica significa a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, dentre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos e os complexos ecológicos de que fazem parte; compreendendo ainda à diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas. Possui, além de seu valor intrínseco, valor ecológico, genético, social, econômico, científico, educacional, recreativo e estético.

A biodiversidade é uma das propriedades fundamentais da natureza. Responsável pelo equilíbrio e estabilidade dos ecossistemas, é fonte de imenso potencial de uso econômico. As funções ecológicas desempenhadas pela biodiversidade são ainda pouco compreendidas; considera-se que elas sejam responsáveis por processos naturais e produtos fornecidos pelos ecossistemas, e por espécies que sustentam outras formas de vida, modificando a biosfera, tornando-a apropriada e segura para a vida.

Isto, limitando-nos à biodiversidade, no sentido mais literal. Porque a sociodiversidade, sua riqueza e relações com o ambiente, é questão que também pertence ao tema, e que abordaremos de forma mais superficial.

Cada ser humano é um produto único e insubstituível da natureza.”
Armam Hesse

A diversidade biológica é a variedade e a variabilidade de organismos vivos e de sistemas ecológicos nos quais eles vivem, sendo produto da evolução.”
W.G.Sombroek

No comments: